Programação da Zabbix Conference LatAm 2016

Zabbix Conference LatAm 2016

A primeira edição da Zabbix Conference LatAm, aconteceu em 2016 na cidade de Porto Alegre e marcou o inicio dos eventos oficiais da Zabbix SIA no continente. Estiveram presentes muito especialistas em Zabbix, entusiastas, desenvolvedores e amantes de tecnologias Open Source. Os temas abordados foram diversos, partindo de detalhes da ferramenta e parametrizações, casos de estudo até métodos de monitoramento para o ambiente corporativo. Alexsei Vladishev, criador do Zabbix, esteve presente e abriu e encerrou o evento. A agenda oficial do evento com maiores detalhes pode ser vista logo abaixo.

15 de Abril de 2016

Discurso de abertura. Zabbix 3.2 e além

Alexei é o autor do Zabbix, uma solução de monitoramento open source de classe empresarial, é também o fundador da Zabbix LLC, a empresa responsável por desenvolver Zabbix.

15 de Abril de 2016
Sexta-feira 10:00-10:40hrs

Alexei Vladishev

CEO - Zabbix SIA

Latvia

Monitoramento do Negócio com Zabbix

Como usar Zabbix para monitorar métricas reais de negócios (Métricas Táticas e Estratégicas). Será uma conversa para provocar os participantes e os levar a pensar além do monitoramento de infraestrutura e começar a pensar sobre o monitoramento de negócios.

15 de Abril de 2016
Sexta-feira 10:40-11:20hrs

Luciano Alves

CEO - Unirede Soluções Corporativas

Brazil

Estudo de Caso – BBTS e Zabbix

A apresentação tem por finalidade demonstrar de forma introdutória e resumida como a BB Tecnologia e Serviços, empresa do conglomerado do Banco do Brasil S/A, utiliza o Zabbix para realizar o monitoramento de Ativos e Serviços em sua infraestrutura atual e sua futura utilização para monitoramento de seu novo Data Center na Cidade Digital, em Brasília. Como provedora de serviços para empresas do conglomerado do BB, a utilização do Zabbix visa extensão, ainda a ser programada. É um trabalho de planejamento e altas expectativas para todo o conglomerado.

15 de Abril de 2016
Sexta-feira 11:20-12:00hrs

Paulo Deolindo

Analista de Suporte - BBTS

Brazil

SNMP e Zabbix

O objetivo da palestra é discutir sobre as principais dúvidas que as pessoas tem ao utilizar SNMP com Zabbix. Apresentarei uma visão geral sobre SNMP, MIBs, Net-SNEMP e os itens usados nos templates do Zabbix.

16 de Abril de 2016
Sexta 12:20-13:00hrs

André Déo

Administrador de Redes - Unicamp

Brazil

Monitoramento de ambientes complexos com a solução de monitoramento Zabbix

A Lojas Renner sempre possuiu uma proximidade ao movimento Open Source no Brasil. Ainda nos anos 90, todos os PDVs da empresa foram migrados para Linux e no começo de 2000, as migrações começaram em todos os sistemas da empresa, incluindo os principais componentes de infraestrutura de missão crítica. De lá para cá, muita coisa mudou. O cenário do mundo Open Source se tornou um padrão mundial para todos os produtos e empresas, tornando sua adoção não apenas uma inovação mas sim, uma necessidade. Entenda como desde 2008 o Zabbix nos ajuda no monitoramento de toda a infraestrutura de TI, unidades remotas e de nossos processos de negócio.

16 de Abril de 2016
Sexta-feira 13:00-13:20hrs

Marcio Propp

Gestor de Infraestrutura de TI - Lojas Renner

Brazil

Zabbix e Zabbix-Extras 3.0

Em minha palestra vou falar sobre Zabbix Extras, Zab-Geo, Zab-Tree, SNMP Builder, e como customizar o código-fonte do Zabbix (com exemplo ao vivo disto com o novo suporte adicionado no Zabbix 3).

15 de Abril de 2016
Sexta-feira 13:20-14:00hrs

Adail Horst

Analista de Redes - SERPRO

Brazil

Zabbix na UNICAMP

Apresentar o caso de uso do Zabbix no Centro de Computação da UNICAMP, excelente opção para o monitoramento do Ambiente de Datacenter e Ambientes da Universidade. Apresentação do uso da ferramenta na UNICAMP com monitoramento simples e caso de Monitoramento de Serviço de TI para medir Disponibilidade do Servidor e Banco de Dados.

15 de Abril de 2016
Sexta-feira 14:00-14:20hrs

Douglas Esteves

Operador - UNICAMP

Brazil

Rede sem fio com Zabbix

Os dados de monitoracao de rede sem fio sao abundantes, na medida em que parece relevante armazenar informacoes de equipamentos e usuarios conectados, especialmente em um ambiente multicampus como a Unesp. Nesse sentido, o banco de dados tende a aumentar velozmente a quantidade de registros, sendo necessario otimizar a rotina de limpeza periodica de dados do Zabbix. Apresentamos aqui nossa forma de melhorar o funcionamento do “housekeeping” nativo da aplicacao. Tambem demonstramos o uso massivo do tipo de dados “Zabbix Trapper” para flexibilizar a listagem de informacoes oriundas da infraestrutura de wifi e variadas tecnicas de uso de “low level discovery” para monitoracao de pontos de acesso sem fio.

15 de Abril de 2016
Sexta-feira 15:20-15:40hrs

Jessian Cavalcanti

Analista de Redes - UNESP

Brazil

Zabbix como plataforma viabilizadora do modelo de negócio DBA as a Service (DBAaaS)

A ilegra possui um serviço chamado DBAaaS no qual provê sustentação e projetos em Banco de Dados e Middleware de alta qualidade e com custo otimizado para uma carteira de aproximadamente 85 empresas, das mais variadas industrias e espalhadas pelo mundo. O Zabbix foi escolhido como sendo a plataforma de monitorações que sustenta esse modelo. Com o Zabbix conseguimos monitorar e operar ambientes com Banco de Dados Oracle, DB2, MS SqlServer, Mysql, PostGreSql, MongoDB, Redis, etc. Assim como Servidores de Aplicações como Weblogic, Jboss, IIS, Tomcat, etc. Nessa apresentação falaremos dos principais atributos que levaram a escolha do Zabbix e dos resultados obtidos.

15 de Abril de 2016
Sexta-feira 15:40-16:00hrs

Gediel Luchetta

Gestor de Operações - Ilegra

Brazil

Estendendo Zabbix: Monitorando Xen Server com Modulos

Zabbix é uma ferramenta poderosa para monitoramento de sistemas e expansível. O monitoramento nativo dela já abrange o modelo de monitoramento de maquinas virtuais e sua expansividade permite que ele alcance outras tecnologias open source como o Xen Server. A utilização do modulo no Zabbix permite que você tenha com o XenServer a experiencia da autodescoberta e de automatização do monitoramento de uma forma fácil e pratica, resultando num monitoramento preciso e eficaz do ambiente que é a base de diversas empresas.

15 de Abril de 2016
Sexta-feira 16:00-16:20hrs

Thiago Melo

Consultor e Treinador Zabbix - Unirede

Brazil

Comunidade Zabbix Brasil

Em 2008 não existia nenhuma comunidade sobre Zabbix no Brasil, e muitas pessoas não conheciam o software. O que mudou nos últimos 8 anos? Como uma comunidade iniciada por apenas uma pessoa (assim como no Japão) fez a diferença? Atualmente a comunidade tem mais de 3.000 membros, inúmeras palestras foram ministradas por todo o país, foram escritos artigos em revistas, livros, TCCs, tutoriais, vídeos foram produzidos, eventos organizados, etc. Além disso, foram desenvolvidos plugins para aumentar ainda mais o poder do Zabbix!

15 de Abril de 2016
Sexta-feira 16:20-16:40hrs

André Déo

Administrador de Redes - Unicamp

Brazil

Monitoramento de vulnerabilidades com Zabbix, RHEL e Yum Security Plugin Time

Vulnerabilidade é um erro de software que pode ser explorada por um invasor em potencial para ter acesso à sua rede ou sistema. O uso de serviços mal configurados, senhas fracas e a presença de pacotes que contêm erros ou falhas de segurança são brechas que podem ser exploradas a qualquer momento. Nesta apresentação, Administradores de sistemas e Gerentes de TI serão capazes de entender como usar Zabbix, RHEL / Fedora / CentOS e Yum Security Plugin para monitorar pro ativamente vulnerabilidades.

15 de Abril de 2016
Sexta-feira 17:00-17:40hrs

Alessandro Silva

Gerente de Contas Técnico - Red Hat

Brazil

16 de Abril de 2016

Zabbix na Indústria AT

Recentemente, o termo “AT” para Tecnologia de Automação foi incrementado e se tornou um paralelo com TI. Tecnologia da Informação e Automação de Processos nunca foram tão próximo como são atualmente. Com mais de 20 anos em automação para a indústria, agora nós percebemos como o Zabbix se encaixa bem na automação de processos de monitorização, bem como faz para TI. A apresentação irá mostrar um paralelo entre Zabbix e SCADA, uma categoria de sistemas de supervisão utilizados na indústria.

16 de Abril de 2016
Sábado 10:00-10:40hrs

Norberto Rozas

Engenheiro - Syspro

Brazil

Como pensar da mesma maneira que o Zabbix

Como você acha que é a melhor maneira de migrar para um novo ambiente zabbix? Vou tentar dar algumas das melhores práticas sobre o todo, mas não o todo, nessa migração. Usando muitos exemplos de ambientes (grandes, médios e com mais de 2k hosts), eu vou explicar como você pode prepare-se para a migração ou implementação.

16 de Abril de 2016
Sábado 10:40-11:20hrs

Fabio Santos

Administrador de Sistemas - Movile

Brazil

Desafios em Grandes Ambientes com Oracle

Escalabilidade em um ambiente de grande porte pode ser um desafio em muitos aspectos diferentes, que envolvem personalização de monitores, desempenho e relatórios. O objetivo desta apresentação é compartilhar a experiência que tivemos na Dell, monitorando um grande número de servidores em um ambiente com mudanças constantes, grandes quantidades de monitores personalizados e novos servidores configurados a cada semana. Vamos apresentar, a partir de nossos 3 anos de experiência com Zabbix e Oracle, quais os aspectos positivos/negativos que alcançamos a partir dos parâmetros de configuração que usamos, envolvendo forte uso de Macros de Usuários, Otimização de queries de banco de dados, Particionamento de Tabelas e Automação.

16 de Abril de 2016
Sábado 11:20-12:00hrs

Rodrigo Mohr

System Engineer - DELL

Brazil

Zbx@Globo: automação+integração

A API do Zabbix nos oferece bastante poder e possibilidades. Conversaremos sobre automação e integrações em escala, na Globo.com. Ao automatizar ganhamos o poder de clonar instancias do Zabbix, realizar operações em lote, gerenciar MUITAS redes para descoberta e mais. Vamos apresentar nossa camada de abstração à API, democratizando seu acesso, oferecendo uma interface amigável, padrões para todos novos serviços monitorados e algumas respostas cacheadas. Vamos também demonstrar como integramos com o CloudStack, para obter monitoramento da nossa cloud privada automatizado no Zabbix.

16 de Abril de 2016
Sábado 12:20-13:00hrs

Filipe Paternot

Administrador de Sistemas - Globo.com

Brazil

ZabbixTuner

ZabbixTuner é um projeto que utiliza a API do Zabbix que tem o objetivo de verificar uma instalação do Zabbix rapidamente e propor ajustes para melhorar a performance e a estabilidade do sistema. São utilizados scripts escritos em Python para coletar informações de histórico, itens descobertos, itens não suportados, entre outras variáveis, via API e também parâmetros de configurações do Zabbix Server. O sistema cruzará essas informações para propor os ajustes necessários para se obter uma melhor performance do Zabbix.

16 de Abril de 2016
Sábado 13:00-13:20hrs

Janssen Lima

Consultor - Conectsys

Brazil

Zabbix automação total com Puppet

Quando implantamos aplicações ou novos servidores, geralmente a configuração de monitoramento é feita separadamente, muitas vezes por equipes diferentes. Usando Puppet como solução de gerenciamento de configuração juntamente com a API Zabbix, podemos oferecer um ambiente totalmente monitorado sem intervenção manual. Podemos criar Hosts, associar Templates a Hosts, associados a Grupos de hosts e muito mais. Gerenciar o servidor Zabbix e agentes também se torna fácil e confiável.

16 de Abril de 2016
Sábado 14:20-16:00hrs

Miguel Di Ciurcio Filho

Arquiteto de Sistemas - Instruct

Brazil

Low Level discovery para ODBC e Serviços Microsoft Windows (Novidades do Zabbix 3.0)

A palestra tem como objetivo a demonstração dos novos Recursos de Low Level Discovery que surgiram no Zabbix 3.0, bem como apresentação, funcionamento e demonstração de configurações de LLD de Serviços Windows e ODBC.

16 de Abril de 2016
Sábado 15:00-15:20hrs

Jorge Pretel

CEO - JLCP

Brazil

Estendendo o Zabbix: Interagindo com o Zabbix via Telegram

A Unirede atua desde 2008 com projetos de todos os portes envolvendo o Zabbix. Desde então surgem necessidades onde devemos garantir a interação do Zabbix com as mais variadas formas, métodos e ferramentas de mensageria para para notificar os eventos (E-mail, SMS, criação de tickets/chamados,arquivos de log, WhatsApp, VOIP, Telegram, etc). Nessa palestra irei tentar exemplificar como podemos interegir com o Telegram, recebendo e enviando mensagens para o Zabbix e dessa forma tornar mais dinâmica a comunicação de usuários remotos com seus servidores e equipamentos no datacenter.

16 de Abril de 2016
Sábado 15:40-16:00hrs

Daniel Nasiloski

Analista de Suporte - Unirede

Brazil

Discurso de encerramento

Alexei é o autor do Zabbix, uma solução de monitoramento open source de classe empresarial, é também o fundador da Zabbix LLC, a empresa responsável por desenvolver Zabbix.

16 de Abril de 2016
Sábado 16:20-16:30hrs

Alexei Vladischev

CEO - Zabbix SIA

Latvia

Quer palestrar na Zabbix Conference LatAm 2019?

Palestrantes possuem valor diferenciado em sua inscrição. Para inscrever-se como palestrante é necessário primeiramente submeter a sua palestra para avaliação. Caso aprovada, você receberá e-mail com o comunicado de aprovação e link para a compra do pacote de palestrante. O pacote de palestrante possui todos os benefícios oferecidos para os participantes.

Submeta a sua palestra no formulário ao lado para avaliação e aguarde o retorno positivo ou negativo quanto a sua participação como palestrante.

Quer participar da Zabbix Conference LatAm 2019? Inscreva-se!

Aproveite e inscreva-se no maior evento sobre monitoramento e Zabbix da América Latina. Venha conversar com especialistas de vários lugares, expor as suas ideias e aprender. Confira os pacotes disponíveis!